Portugal.
Travel to Feel.

“Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir,” escreveu Álvaro de Campos, uma das diversas identidades de Fernando Pessoa, o poeta Português mais famoso.

Em Portugal, sentimo-nos orgulhosos em partilhar o cenário colorido do nosso país enquanto destino LGBTI de referência. Onde vais sentir o calor do nosso sol e o abraço acolhedor do nosso povo; onde vais descobrir os sabores e as texturas de uma cultura que se prolonga por vários continentes e remonta a vários séculos atrás.

Em Portugal, queremos que sintas orgulho em ser quem és, que te sintas à vontade, que explores a diversidade e o romance no nosso país. Desde a prática de ski ao surf, desde castelos de perder a vista até regiões idílicas, de experiências urbanas a aventuras nas nossas ilhas pitorescas, vem sentir o ritmo distinto e a energia contagiante de Portugal.

Portugal. Travel to Feel.
#proudlyportugal

Portugal como destino LGBTI de referência

Nas duas últimas décadas, o país progrediu de maneira bastante acelerada no que diz respeito aos direitos LGBTI, particularmente para um país que é ainda bastante apegado à tradição e a um conservadorismo flexível. Como resultado, em 2019, Portugal foi considerado em #7 no ILGA Europe’s Rainbow Map e está entre os 20 países mais visitados do mundo, recebendo anualmente uma média de 13 milhões de turistas.

Os direitos LGBTI em Portugal melhoraram substancialmente nas ultimas décadas. Hoje, o panorama legal do país nesta área é considerado um dos melhores, a nível mundial. Ainda que haja espaço para uma melhoria no que toca ao reconhecimento social, Portugal afirma-se como país acolhedor, com respeito e reconhecimento contínuo pela sociedade, onde cada um pode ser quem bem desejar.

Em cidades maioritariamente turísticas como Lisboa, Porto e a região do Algarve, podemos encontrar um panorama gay bastante dinâmico. Já em regiões de menor dimensão, como Leiria, Coimbra, Braga, Évora, Aveiro ou Funchal, a comunidade LGBTI é mais discreta, mas nem por isso menos interventiva. Nos últimos anos, temos assistido a iniciativas LGBTI nestes destinos como as marchas Pride que decorrem localmente, e que mostram como o país vai crescendo e quanta ambição tem em manifestar e encorajar a comunidade entre a sociedade.

 

 

Sentir o Orgulho
em Portugal

Adoras Portugal? Usa a hashtag #proudlyportugal para fazeres parte deste projeto.